O que estamos fazendo na hora do louvor?

A adoração é algo que precisamos aperfeiçoar a cada dia e que nos ajuda a ter mais intimidade com Deus. O tema de hoje é sobre adoração no louvor, o post é uma adaptação do texto de Fernando Ortega para o site Não Morda a Maça.



Já passei diversos períodos de louvor simplesmente cantando a música e não louvando. Conhecia a letra e estava acostumado a ela, então simplesmente abria a boca e cantava, vezes olhando pra trás, vezes sorrindo com piadinhas dos amigos ao redor, vezes observando os músicos. Quando tocava “aquela” música chata que não gostava eu simplesmente ia para o fundo para beber água ou ver algum outro perdido (como eu) “prá módi nóis cunversá”. Sem contar os dias que chegava na igreja carregado de pecados da semana e na hora do louvor eu fugia.

Muitas vezes ouvi a expressão: “Eu cheguei atrasado, mas perdi “só” o louvor...a palavra eu peguei!”
JESUS CRISTOOOO!! Me dói o coração ouvir isso!!!

Acho que este é um caso comum para muitos de nós. Acredito que você conseguiu encaixar-se em algum desses exemplos (ou parecido). Se não conseguiu, este post não é pra você! hehehe.
Bom, se você se encaixa, quero então abordar esse tema: Afinal de contas, o que estamos fazendo no período de louvor???

A bíblia nos diz:
Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.”( João 4:23)

Vamos estudar um pouquinho este versículo.

Verdadeiros Adoradores: Se diz verdadeiros é porque existem os falsos! Admito que por muitas vezes eu fui um “adorador de plástico”, falso, mentiroso! JESUS disse: “Este povo se aproxima de mim com a sua boca e me honra com os seus lábios, mas o seu coração está longe de mim.” (Mateus 15:8).
Ai!!! Isso dói!! Mas é assim q muitas vezes eu me sinto, um falso adorador. Graças a misericórdia e graça de DEUS que nos alcança e nos envolve fazendo-nos voltar a cumprir nosso chamado: Ser um adorador!
Espirito: Note que no versículo, o “e” de espirito encontra-se com a letra minúscula, logo indica que é o nosso espirito. Se fosse o Espirito Santo, estaria escrito com “E” maiúsculo como lemos em Gálatas 5:16-18.
Neste caso, como adoramos em espirito?

Resposta: Quando estamos caminhando em direção à santidade de DEUS! Preste atenção, não estou dizendo que é preciso ser perfeito, até porque “esso non ecziste”!!! A bíblia mesmo nos diz:
Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.
Se dissermos que não temos pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e não há verdade em nós.
Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.


Se dissermos que não pecamos, fazemo-lo mentiroso, e a sua palavra não está em nós.
Somos pecadores e semanalmente pecamos!! Você pode ter cometido pecados durante sua semana, mas se você está com um coração quebrantado e um espirito contrito (Salmos 51:17) então estará no caminho da santidade. Para entender melhor, vejamos o seguinte versículo:


“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” (I João 3:9)

A primeira vez que li este versículo eu tomei um susto!!! Na hora eu pensei: “Se quem nasce de DEUS não comete pecado… MEU DEUS!!!! Eu não sou nascido de DEUS!!! Nem 100% dos meus amigos!!!”
No entanto, “comete pecado” é um infinitivo presente ativo, que subentende ação contínua! João enfatiza que quem realmente nasceu de DEUS, não pode continuar a viver pecando conscientemente, porque a vida de DEUS não pode permanecer em quem vive na prática do pecado!

Resumindo esta parte, adorar em espirito é manter seu próprio espirito no caminho buscando a santidade.

Em verdade: Onde encontramos a verdade? Óbvio, na bíblia! Então devemos adorá-lo baseado na bíblia!
Podemos adorar a DEUS e a mamon? (Mateus 6:24) NÂO!!! Porque a bíblia nos diz!
Uma coisa que me dá calafrio e digo que abomino com toda minha alma é cantar musicas que não de adoração e sim de petição! Nossa, isso me deixa loco da vida! "Os crente fica cantando": “me dá”, “me abençoa”, “me unge”, “dá tua promessa”, bla bla bla!!!! Até onde sei, a música na bíblia era para adoração, para exaltar SUA santidade, SUA magestade, SEU poder, SUA glória, SUA bondade…. (Aleluia!!!) não para fazer petições a DEUS! Vejo que a igreja tem criado um bando de mendigos espirituais!!! SOCORRO!!!
Por isso q falo, adore em verdade segundo a bíblia, ADORE e não PEÇA NADA!!!!

O PAI procura a tais que assim o adorem: Já imaginou isso??? DEUS está procurando!!! Você já perdeu alguma coisa? Quando você perde algo, inicia-se uma busca cautelosa, canto por canto, em baixo da cama, atrás do sofá… Se DEUS está procurando, significa que ESTÁ DIFÍCIL ENCONTRAR!!!!!!


Acredito que os dois períodos mais importantes de um culto são o Louvor e a Pregação. A explicação simples para cada um deles é:
Louvor: Momento de dar a DEUS
Palavra: Momento de receber de DEUS

O período do louvor e adoração é o momento em que lhe damos o nosso coração, que cantamos com gratidão ou simplesmente lhe confessamos o pecado (o que também é adoração!).
Outro fato é quando estamos lá na frente e toca aquela música que não gostamos. Então resolvemos enrolar ou ir passear ou nos distrair com alguma outra coisa. Entendo que existem musicas que realmente são chatas, cada um tem um gosto, mas a música é PRA ELE não pra nós!!!! Quando acontece isso, aprendi a prestar mais atenção ainda na letra da canção e busco dizê-la olhando nos olhos de JESUS. Acaba virando um verdadeiro “sacrifício de louvor”.

O louvor não é pra me agradar é pra agradar a ELE!

Por fim, nosso louvor e adoração tem que ser para agradar a ELE não a nós! Tem que ser adoração e não petição, tem que ser em espírito e em verdade, tem que ser de todo nosso coração, tem que ser apaixonado!

Seu eu TE adorar por medo do inferno, queima-me no inferno.
Se eu TE adorar pelo paraíso, exclua-me do paraíso.
Mas se eu TE adorar pelo que TU és, não esconda de mim a Tua face!”
(Rabia, 800 D.C)