Conectando dança e teatro

Por Thaiana Profeta

Depois de ter visto o vídeo acima você entendeu qual ideia a apresentação queria passar? Mesmo com a música e a narração sendo em outro idioma, foi possível compreender o contexto da apresentação. Com movimentos e expressões de dor, sofrimento, tristeza e depois alegria e libertação conseguimos entender que se tratava da mensagem da cruz. Entender o que o que um ministro de dança deseja transmitir é essencial na adoração com danças.

A encenação durante uma ministração é um complemento para transmitir aquilo que não é possível decifrar apenas com passos coreográficos. Mas não é preciso muito para acrescentar o teatro a uma adoração com dança. Com movimentos bem marcados e expressões “mais exageradas” já é possível dar vida aos gestos que poderiam não significar nada se fossem feitos sem emoção.

No entanto você deve estar se perguntando: se a dança cristã é feita para adorar a Deus, por que devemos nos preocupar em fazer com que as pessoas entendam o que estamos dançando? A resposta é que um dos propósitos desse tipo de dança é ser canal de Deus na vida de quem está assistindo. É importante que as pessoas entendam o objetivo de uma coreografia para que assim sejam alcançadas e abram o coração para o que está sendo ministrado.

Da mesma forma que é difícil sermos atingidos por uma pregação em uma língua que não conhecemos, assim também não conseguiremos entender uma adoração dançada com gestos que não sabemos interpretar. Por isso a encenação, a expressão corporal e o teatro como um todo auxiliam a melhor execução dos passos. Mas, acima de tudo lembre-se: para ter uma dança expressiva, primeiramente, é preciso estar em comunhão com Deus e deixar que o Espírito Santo te direcione.