Tá esperando o que para alongar?



Alongamento é um tipo de exercício que objetiva a manutenção ou melhora da flexibilidade, praticado, geralmente, antes de começar alguma atividade física e deve ser realizado preferencialmente após um bom aquecimento, pois a temperatura muscular afeta a flexibilidade.

Alongar promove o estiramento das fibras musculares, fazendo com que elas aumentem o seu comprimento e o principal efeito disso é o aumento da flexibilidade. Quanto mais alongado um músculo, maior será a movimentação da articulação comandada por ele e, portanto, maior a flexibilidade, o que o torna uma prática fundamental para o bom funcionamento do corpo, proporcionando maior agilidade de elasticidade, além de prevenir lesões.
A respiração é considerada fundamental, pois quando se respira profundamente, aumenta-se o relaxamento muscular. É a respiração que dá o ritmo ao exercício e por isso deve ser lenta e profunda.
  • OS BENEFÍCIOS

Quando feitos de maneira adequada os alongamentos trazem os seguintes benefícios:
-reduzem as tensões musculares;

-relaxam o corpo;
-proporcionam maior consciência corporal;
-deixam os movimentos mais soltos e leves;
-previnem lesões;
-preparam o corpo para atividades físicas;
-ativam a circulação.

  • CUIDADOS AO FAZER ALONGAMENTO
- Nunca se esqueça de fazer um aquecimento antes, caso contrário pode gerar uma lesão.
- Tenha muito cuidado se você criar seus próprios exercícios de alongamento! Isso pode ser muito perigoso para aqueles que não sabem como fazê-lo.
- Se você está se recuperando de uma lesão, considere consultar um fisioterapeuta ou treinador para certificar-se de que você está melhorando sua condição, e não agravando-a.
- Verifique se os movimentos estão em harmonia. Também não se esqueça de manter as costas e as pernas esticadas.
- Não faça esses alongamentos se você tiver uma deficiência de cálcio. Você pode facilmente danificar os seus ossos.
- Fale com o seu médico se você for incapaz de fazer estes exercícios devido a fadiga imediata, fraqueza muscular ou lesões. Não espere que estes sintomas desapareçam por si próprios.
- Dependendo do que você está fazendo, exagerar em certos alongamentos pode causar entorse e até a quebra de ossos.
- Não exagere! O alongamento não deve ser doloroso, mas quase relaxante. Você deve sentir uma tensão suportável a cada movimento… E não sentir o corpo muito dolorido no dia seguinte!
- Não se preocupe se um certo dia você não puder exercitar-se; apenas comprometa-se a continuar, e não haverá nenhum problema.
- Alongamentos pesados devem ser feitos apenas um dia por semana, para dar tempo que as fibras musculares e pequenas torções se curem. Você pode, no entanto, fazer alongamentos simples todos os dias.
- Nunca tente fazer alongamentos que você não saiba completamente como fazer da forma correta, nem tente fazer sozinho(a) os que exigem um acompanhante. Você pode se machucar facilmente.
  • ALGUMAS DICAS

- Não seja severa demais consigo mesma, vá no seu tempo que as coisas vão progredindo devagar, sem desanimar, mas também sem achar que vai ser super flexível do dia para noite;
- Olhe no espelho quando você faz alguns alongamentos para ver se eles são feitos corretamente. Seus quadris devem estar alinhados com os ombros.
- Tenha um método. Por exemplo, ao praticar espacates, mantenha metade deles por 10 segundos por cinco vezes, cada vez indo mais para baixo, e em seguida, pratique o estiramento completo.
- Ao sentir dor, comece a identificar se não está se machucando. Se for iniciante, não faça exercícios sem auxílio ou indicação do seu professor.
- Pergunte ao seu professor de balé que alongamentos pode fazer todos os dias. Alguns exercícios só devem ser feitos depois de ter feito outros, se não pode machucar.
- Pratique diariamente, mas não se machuque. Se você não praticar por um dia ou dois, não se preocupe – você pode precisar de uma pausa de qualquer maneira!
- Encontre um espaço bom e grande para praticar. Use esse espaço apenas para alongamento. Tire do caminho todos os materiais que possam atrapalhar para não quebrar nada.
E, finalmente, divirta-se. Os resultados depois de tanto esforço são compensadores!
Matéria retirada do site Mundo Dança (com adaptações).