Ensaio: Com que roupa eu vou?



              Não é porque é só um ensaio que podemos nos vestir de qualquer jeito, né? E não é questão de vaidade, vestir roupas adequadas facilita os movimentos, a visão do corpo e a limpeza da coreografia, além de te deixar mais a vontade (você não vai precisar se preocupar com partes do seu corpo que não deveriam aparecer, por exemplo).
Segue abaixo algumas dicas que facilitam o nosso trabalho durante os ensaios.

Retirado do blog http://talitaluana.wordpress.com
Todos os integrantes devem vir aos ensaios com cabelos devidamente presos e firmes.
      Parece que não, mas este item faz parte desta disciplina. Ele é necessário, pois o mesmo proporciona uma melhor visão do corpo, dos movimentos, da postura adotada, além de ser ideal para se trabalhar as expressões faciais (muito importante, para passar a mensagem da ministração), que se torna impossível com o cabelo no rosto, ninguém vê nada. Pode ser um coque, um rabo de cavalo ou trança, mas de preferência deve ser alto, para observarmos a linha do pescoço e da coluna. O cabelo devidamente preso, evita que o integrante golpeie os irmãos e que fique se concertando durante o ensaio, prendendo o cabelo ou arrumando a franja enquanto dança, são ”tiques” inconvenientes.

E o que vestir?
     A roupa  deve ser justa, pelos mesmos motivos do item anterior.
1. Body ou collant. Ideal porque evita  ficar puxando a roupa alí, puxando aqui, para não aparecer  a barriga, o sutiã, partes íntimas e tudo mais. Além de permitir melhor visualização do seu líder para te corrigir, fazendo com que todos façam movimentos na mesma precisão e de maneira correta. Por exemplo: o movimento é o de desdobrar a coluna de baixo para cima, o certo é desenrolar ela parte por parte, primeiro é a coluna lombar, depois a torácica, depois a cervical e por ultimo o pescoço levantando a cabeça e o olhar. A roupa justa permite que você veja este movimento, o que não acontece quando se esta com roupa larga, ou seja, tendo uma noção do corpo, você tem uma coreografia mais limpa, sem “trejeitos” de um e de outro. Não precisa ser só o body, pode ser uma blusa justa que também serve, desde que seja comportada.

Foto – Estes são collants básicos, existem outros modelos mais trabalhados e bonitos, mas para ensaio o básico serve.
2. Legguing ou outros (meia calça de bailarina…). Segue os mesmos princípios do item anterior. Este tipo de roupa permite maior flexibilidade. Acreditem, ainda existem pessoas que ensaiam com calça jeans, ou seja, trava tudo, restringe muitos movimentos.  Por exemplo: você observa se os joelhos estão esticados durante um certo tipo de movimento,  as vezes você pede movimentos com a perna totalmente esticada e a pessoa  faz com o joelho frouxo, se estiver com uma calça larga, isso passa despercebido, portanto, o movimento que era para acontecer de forma ideal e sincronizada, acontece desordenadamente. Dê sempre preferência à meia calça, ela ajuda nos movimentos e é mais confortável que a calça leggin (além de ser mais bonita).

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->
Foto – Meia calça, você pode escolher pelas inteiras ou aquelas que tem um buraco na planta dos pés, que é o melhor porque você pode ter a opção de permanecer descalça mesmo usando a meia calça.
3. Saias e bermudas.Pode-se usar por cima, desde que não atrapalhe a visão do seu líder.

<!--[if !vml]--><!--[endif]-->
4. Uso de sapatilhas. Não importa o modelo, deve-se usar sapatilhas durante o ensaio. Me respondam, no dia da apresentação, você vai apresentar calçando o quê? Todo grupo que se preze, não apresenta descalço.
<!--[if !vml]--><!--[endif]-->
      
Foto – Ensaio do Minist. Vida Nova no último sábado, com muito persistência todas estão se adequando, usam sapatilhas, legguings e algumas usam bodys, outras usam blusas justas…
          Enfim, se você não tem condições de se equipar com todo esse material, use a criatividade e improvise no que puder! Um short leve e folgado e uma camisa mais justa (porém decente) que você já tem em casa já resolvem o problema. Porém a sapatilha, o body e a meia calça são fundamentais, até porque você vai precisar deles para ministrar. E prender o cabelo é de graça!
            No próximo ensaio quero ver todo mundo seguindo essas dicas!